Descobrindo São Thomé das Letras Sozinha

Entrada da Cidade 
                 

                Foi no começo de Dezembro do anos passado que resolvi conhecer STL, apesar de ter chamado algumas pessoas acabei me aventurando em ir sozinha.
                Foi tudo muito rápido aliás foi uma fuga de São Paulo pós pé na bunda. Sim, foi uma fuga pra ver a situação de longe que primeiramente resolvi passar o fim de semana em Águas Lindóia na casa de uma amiga, até na quarta feira daquela semana eu ia pra Lindóia quando ela disse que ia fazer um fim de semana em família, que eu podia ir mas não ia rolar de sair. Já que eu estava afim de viajar lembrei de algumas cidades que estava em minha listinha de viajens de fim de semana logo coloquei STL na frente, chamei alguns amigos e nada e foi na quinta feira que escolhi meu destino, comprei as passagens e fechei uma pousada.
               

Essa igreja é perto da rodoviária, foi a primeira coisa linda que vi.

               Vamos na parte que ajuda quem está querendo viajar. Comprei uma passagem da Viação Sul que sai só as sextas-feiras da Rodoviária Tietê as 23:45hs  eu cheguei lá por volta  das 5:30hs.
Na volta o ônibus só sai na Segunda feira à 0:02hs ( esse horário é bem estranho) cheguei em São Paulo umas 6:00hs. A passagem foi R$96,00 tanto quanto pra ida e volta. Essa é uma maneira para passar o fim de semana, a outra maneira que tem para ir é ir até a cidade de Três Corações e de lá pegar um ônibus para lá, mas como não fiz esse itinerário eu não vou saber explicar para vocês!

               A pousada que eu fui fica bem na entrada da cidade mas não tão perto do centro, quando digo não tão perto é uns 10 minutos caminhando, que não achei problema mas se você for sozinha(o) acho melhor pegar uma no centro, se no caso resolver sair a noite na volta pode ser meio estranho. A Pousada chama Cama e Café e o Cássio que me recepcionou na pousada foi muito gente boa, deixou entrar antes do check in já que meu quarto estava disponível. Fiquei num quarto bem simples mas muito aconchegante morava fácil lá. O link de onde fez a reserva, aqui!

Cruzeiro

                       Sim, São Thomé é lindo tem cachoeiras lindas, meu primeiro passeio foi fazer a trilha Mirante, Pedra da Bruxa, Cruzeiro e a famosa Piramide, nesse passeio conheci o Jeff que vende artesanato da região e me deu dicas de o que visitar e de quais cachoeiras ir. Ai estava um problema de viajar sozinha, lá não tem transporte para ir para cachoeiras o jeito é ir a pé ou pedir carona.
Essa é a Brisa, cadelinha do Jeff!

                                                       
Um dos caminhos da trilha.



 E eu fiz os dois, conheci a Cachoeira da Lua, que foi a pé e depois vi que não chegava nunca porque são 4km (gente não sei se é essa distância, só sei q andei muito) pedi carona, foi super tranquilo pedi carona para um fusquinha azul e o moço super receptivo me deixou na cachoeira sã e salva. Ao chegar na cachoeira achei linda mas não entrei porque tem 3 metros de profundidade, mas foi bom ficar lá fiz amizade com um casal que me deram carona na volta.

Saída do Centro para Cachoeira da Lua

Lá na praça que tem a igreja de pedra, sai um ônibus que se chama Transpororoca tur, não sei o valor porque nem me informei, mas é uma ótima maneira de conhecer todos os pontos turísticos da cidade e ainda fazer amizades, eu que tava afim de ficar só e me aventurar resolvi fazer por minha conta.

Mais uma vez falo, São Thomé é maravilhoso, fui em outra cachoeira chamada Vale das borboletas uma das mais preferida da galera porque realmente é linda.
Nessa infelizmente não consegui carona para descer fui andando pela estrada que 3,5km (essa eu pesquisei aqui) ao chegar na cachoeira já morta querendo um banho me deparei com uma puta descida mas valeu cada quilometro porque foi mágico.
Ahh e na volta consegui carona, uma galera de Monte Verde super gente boa me levaram pra pousada.

Uma publicação compartilhada por Amadorèe (@desculpefiqueiemocionada) em


Dessa vez como fui sozinha só consegui ir nessas duas, ir sem carro e sem ser de excursão é chato por isso você fica limitado nas caronas. Eu já sou medrosa por natureza me aventurei em pedir carona, mas uma mulher que era de uma lojinha da cidade me falou que era sossegado fazer isso, mesmo sendo mulher e sozinha.
Artesanato Local

Dividi meu passeio em no sábado ficar na cidade e no domingo conhecer a cachoeiras e deu super certo. No sábado a noite eu não queria ficar trancada na pousada e fui beber uma cerveja, conheci um outro vendedor, o foguinho, joguei muita sinuca com ele e no bar acabei conhecendo uma galera de excursão que me chamaram para o show do Ventania no Bar do 2.
Tive muita sorte o Ventania é uma lenda de STL.
Lembrando a vocês que a cidade é muito quente durante a manhã e a tarde, já no começo da noite começa esfriar e depois das 22hs é muito gelado então vão preparados, levem blusas!


Uma publicação compartilhada por Amadorèe (@desculpefiqueiemocionada) em

Ateliê São Thomé das Letras 

Mas, na verdade super indico o lugar para quem for ficar só na cidade, há pontos turísticos legais, barzinhos  restaurante muito artesanato.
Sai fotografando tudo, todas casinhas e coisas que achava bonito, porque sim a cidade é de encher os olhos a comida então nem se fala.

Quem é amante das cachacinhas, aqui é o paraíso!



Sô Jura Bar

Como disse a cidade tem muitas opções de bares e restaurantes, tentei fugir das tentações e comer a comida caseira que sempre é uma delicia, mas não deixe de comer a pizza na pedra porque é muito bom.
Outra coisa, a cidade e as cachoeiras é muito mais do que as fotos que estão aqui, não coloquei as fotos mais impressionantes pra quem ler o blog e for ter a mesma sensação que tive como ver a piramide, pedra da bruxa e a chegada do Vale das Borbeletas.

Casa Caminho da Pousada.
 Ia me esquecendo vão ao Mirante, é um lugar lindo, a vista é incrivel, dá pra ver, STL inteiro de lá 360º E se vocês tiverem a sorte que eu tive da pra ficar sozinho e meditar.
É lindo!

Casa Caminho da Pousada.

Acho que já falei o suficiente como São Thomé é Lindo e me impressionou muito, Fui depois desse dia com o pessoal da excursão que conheci, no começo do ano.
Estou a disposição para quem quiser tirar dúvidas, não sou expert mas posso ajudar.

E dedico esse post para um amigo que já se foi, e que sempre insistia que eu tinha que conhecer a cidade que era minha cara e que eu ia amar, E ele tinha toda a razão.
Fabi, obrigada cara!!
Piramide


Galera espero que tenham a oportunidade de conhecer esse lugar mágico,
Com Amor, 💜
Amadorèe

Comentários

Postagens mais visitadas