A memória das roupas

Dica de Livro...

(Ronaldo Fraga, 2008)
Ontem eu fui a uma entrevista, e me deparei com várias perguntas e uma delas era quais os livros que eu mais gosto, e então falei alguns e entre eles está o Casaco de Marx de Peter Stallybrass, no pequeno livro o autor fala sobre dor e lembranças . Achei interessante colocar a dica aqui pra vocês, quem gosta de moda ou sociologia é uma boa idéia de livro.


Peter começa o livro contando uma história que faz parte de sua vida a perda de uma amigo e as lembranças que as roupas dele trás...

...Comecei a acreditar que a mágica da roupa está no

fato de que ela nos recebe: recebe nosso cheiro, nosso

suor; recebe até mesmo nossa forma. E quando

nossos pais, os nossos amigos e os nossos amantes

morrem, as roupas ainda ficam lá, penduradas em seus

armários, sustentando seus gestos ao mesmo tempo

confortadores e aterradores, tocando os vivos com os

mortos...
(Stallybras,Peter; O casaco de Marx: roupas,memórias, dor. Pag 13)

No capitulo com o mesmo nome do Livro o autor fala sobre a trajetória de em 1852 onde ele se exilou em Londres sofrendo enorme carência, Marx começa a penhorar seus objetos pessoais até que o dono da casa de penhor achou entranho o fato de um estrangeiro penhorar quase todos os dias algo então chamou a policia. Quando o casaco de Marx estava na loja de penhores durante o inverno, ele não podia ir ao Museu Britânico. Sem ir ao Museu Britânico, ele não podia realizar a pesquisa para “O Capital”, todo o primeiro capítulo de “O capital” traça as migrações de um casaco, visto como uma mercadoria, no interior do mercado capitalista.

Quem é Marx?  Clique aqui!

Como tirei da citação a cima, a roupa é assim trás memória, nossas roupas trazem nossos valores, nossas formas, nosso cheiro, nossa história a roupa que eu conheci tal pessoa, a que me deu sorte a roupa que vesti no pior dia da minha vida e assim vai... podem perceber que ao usar muito uma peça ela começa a ter a nossa cara, a nossa personalidade e fazer parte da nossa história.

Então uma boa dica de livro para esse fim de semana, o livro é pequeno e super interessante.

Beijos, Bom fim de semana!

Comentários

  1. Thais, obrigado pela dica, o tema, sociologia, muito me interessa. Obrigado. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Assim que tiver um tempo vou ver se encontro o livro na FFLCH pra pegar emprestado e ler.

    Marcela T.

    ResponderExcluir
  3. Bela dica flor
    bjoks e bom fds

    ResponderExcluir
  4. o livro é perfeito,comprei e me apaixonei..recomendo..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas